

TAI CHI CHUAN
O que é o Tai Chi Chuan:
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa interna (nei jia), de orientação taoista, que combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.
O termo Tai Chi Chuan pode ser traduzido como "técnica de combate à mão da suprema cumeeira" ou "boxe da suprema cumeeira".
Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”; Chi significa, literalmente, a parte mais alta do telhado - “cumeeira” e Chuan significa Punho, simbolizando “soco”, “luta à mãos livres” (desarmadas), “boxe”.
Existem muitas formas de tai chi, com as mãos livres ou com armas, como espada, leque ou sabre. O estilo mais antigo é o Estilo Chen e entre os mais populares estão os estilos Yang e Pai Lin.
Benefícios do Tai Chi
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com movimentos realizados lentamente e em silêncio, proporcionando a movimentação da energia do corpo e estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade.
Esta prática estimula tanto a parte física quanto mental. Os seus principais benefícios são:
-
Aumentar a vitalidade, com mais disposição e energia para o dia-a-dia;
-
Fortalecer os músculos;
-
Melhorar o equilíbrio;
-
Aumentar a concentração;
-
Diminuir a tensão muscular;
-
Melhorar a flexibilidade das articulações;
-
Aliviar o estresse e combater a depressão;
-
Equilibrar as emoções;
-
Estimular o convívio social;
-
Estimular o sistema nervoso e imunológico.
O Tai Chi pode ser praticado por qualquer pessoa, sendo recomendado utilizar calçados macios e roupas confortáveis, que não atrapalhem a realização dos movimentos. Também pode ser praticado em qualquer local, mas de preferência ao ar livre.
Esta prática é também conhecida como meditação em movimento, e é muito realizada tanto como um esporte de defesa pessoal, mas também para fins terapêuticos, pois seus exercícios trazem benefícios como corrigir a postura, o equilíbrio e a força, além de harmonizar as emoções e combater doenças mentais como ansiedade e depressão.
O Tai Chi Chuan é uma das artes marciais mais simples e fáceis de fazer, podendo ser praticada por qualquer pessoa e iniciada em qualquer idade, sendo inclusive muito indicada para idosos.
Benefícios do Tai Chi Chuan para idosos
O Tai Chi Chuan é um exercício ideal para idosos, pois é uma arte marcial de baixo impacto e que não tem restrições, trazendo diversos benefícios como evitar a perda de força muscular, aumentar a força dos ossos e melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, diminuindo o risco de quedas e de fraturas. Saiba o que o idoso deve fazer para evitar a perda de massa muscular.
Esta arte marcial também é uma atividade física que diminui as dores provocadas pelas artrites, artroses e contraturas musculares. A saúde do coração também pode ser melhorada com esta prática, que, além disso, traz benefícios para a saúde psicológica, melhorando o bem-estar, a serenidade e a tranquilidade.
Origem e Influências do Tai Chi Chuan
O Tai Chi Chuan foi criado sob influências das práticas Taoístas de circulação de energia, que visavam aumentar a vitalidade e melhorar a circulação da energia, fundamentado sobre a observância das leis naturais do Yin e Yang.
Contudo, o Tai Chi Chuan nasceu como uma arte marcial refinada que seria ensinada dentro da própria família do seu fundador. De fato, o Tai Chi Chuan é a única arte marcial que foi criada para preservar a saúde do praticante.