top of page

SANDA

Você sabe o que é Sanda ?

Você já ouviu falar no Sanda? Ainda pouco popular no Brasil, o Sanda (ou Sanshou) é uma modalidade de combate desportivo do Kung Fu onde são utilizados chutes, socos e projeções (quedas). Tem escolas que trabalham os dois juntos e outras que separam as modalidades.

Na Trajano, as aulas são dadas separadamente, pois de fato elas são divergentes entre si: no Sanda, dois adversários competem em um ring, em esquema parecido com o box (um dos motivos de receber o nome informal de Box Chinês), além disso, ao contrário do Kung Fu, o nível mais alto que um atleta pode alcançar é a faixa…branca!

Origens:

Originalmente, O Sanda foi desenvolvido para melhorar o desempenho do exército chinês e, na antiguidade, torneiros e combates eram feitos sobre uma plataforma sem cordas, que os chineses chamavam de Lei Tai.

Naquele contexto, haviam três maneiras de vencer uma disputa: arremessar o adversário para fora do espaço demarcado pelo Lei Tai, apagá-lo ou fazê-lo desistir.

Com o passar do tempo, a modalidade sofreu algumas alterações para garantir a integridade física dos atletas e hoje utiliza-se proteção (protetor bucal, de cabeça, torácico, genital, ataduras e luvas de boxe).

Por que praticar Sanda?

Por ser um esporte rápido, o Sanda (como todas as outras artes marciais) trabalha o raciocínio e a agilidade. O esporte também exige força e trabalha braços, peito e pernas, essencialmente.

A queima calórica é intensa durante as aulas e a resistência do corpo e mente são trabalhados o tempo todo. É um esporte completo.

© 2023 Desenvolvido por Efetiva. Proudly created with Efetiva

bottom of page